sexta-feira, 18 de maio de 2012

Polícia investiga furto de sinalização de trânsito

,

A Polícia Civil do Pará está investigando o furto de três bonecos sinalização de trânsito da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel). Eles foram retirados da Avenida Almirante Barroso na última quarta-feira (15). O material, que representa um guarda de trânsito fardado, orientava os motoristas a prestarem atenção para as obras na pista, que fazem parte do projeto Bus Rapid Transit (BRT).
Após o furto, restou apenas um dos quatro bonecos originais, que ainda está guardado no depósito da companhia. Outros quatro já foram encomendados ao fabricante. Segundo a superintendente da Ctbel, Hellen Margareth, os novos bonecos iriam ser colocados em outros trechos da obra, como na Rodovia Augusto Montenegro, mas agora eles devem substituir o material que estava na Almirante Barroso.
A Ctbel acredita que o material foi retirado do local para ser reaproveitado por terceiros em uma finalidade diferente da original, da mesma forma que muitas pessoas furtam cones de trânsito e objetos de sinalização para utilizar de maneira decorativa.
PolêmicaA sinalização vertical com a figura do guarda de trânsito dividiu opiniões em Belém. A Ctbel informou que importou a idéia do Piauí, mas adaptou o modelo paraense para retratar o guarda de trânsito. O objetivo em utilizar a figura do agente seria imprimir respeito e inibir as infrações dos condutores.
"Tivemos a intenção de substituir as placas indicativas por algo que chamasse a atenção dos motoristas. Houve uma polêmica muito grande, algumas pessoas encararam a sinalização com seriedade, outras como brincadeira, mas o boneco estava cumprindo seu papel e tinha muito apelo com as crianças, que paravam até para tirar fotos", informou Margareth.
Porém, embora tenha conseguido chamar a atenção, alguns motoristas discordam sobre a função da sinalização. Nas redes sociais, muitas pessoas comparam a figura do guarda com a do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
O engenheiro mecânico Tiago Paolelli, que administra um perfil com informações do trânsito de Belém no Twitter, acredita que, por conta desta semelhança, a iniciativa virou piada. "É mais uma descontração do que uma sinalização. O boneco do Obama é o único agente de trânsito que trabalha sob sol e chuva, nos horários de pico, e não cobra hora extra", avalia.
De acordo com a Ctbel, a comparação não é intencional. "O uniforme é da Companhia, mas a foto foi feita pelo fabricante, só que todo mundo está fazendo uma associação ao Obama, que eu particularmente discordo. Esta é uma maneira carinhosa das pessoas se expressarem, mas qualquer semelhança é mera coincidência", afirma Hellen Margareth.
Para Patrícia Bittencourt, especialista em trânsito e transporte público da Universidade Federal do Pará, a sinalização com a figura bidimensional do guarda é fora do comum. "Sinalização de trânsito geralmente usa cones e faixas que refletem a luz, então o boneco é realmente inusitado. Apesar de ser algo mais utilizado na publicidade, não existe nenhum impedimento em se utilizar esta sinalização no trânsito", relata Bittencourt. "Se a sinalização estiver cumprindo o seu papel, não tem nada que impossibilite a sua utilização", completa.

0 comentários to “Polícia investiga furto de sinalização de trânsito”

Postar um comentário

 

ComTudoMais Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger